Fale conosco

Fale conosco

Vegano. Ser ou não ser?

Ser ou não ser? Eis a questão! É bem possível que já tenho passado pela sua cabeça, leitor, SER ou NÃO SER VEGANO.

MAS AFINAL, O QUE É O VEGANISMO?

É um modo de vida que pretende banir toda e qualquer forma de exploração animal, desde a alimentação até o vestuário, passando por objetos e produtos. Ou seja, tudo que envolve o sofrimento animal não deve ser consumido por um vegano. A diferença entre veganismo e vegetarianismo é que veganos não consomem nada de origem animal, enquanto vegetarianos tem essa restrição apenas em sua dieta.

TEM MUITA GENTE QUE ACHA QUE É MODA. SERÁ?

Para Bruno F. Szulczewski, paulistano da gema, administrador de empresas e vegano desde 2015, o veganismo é uma causa muito nobre e verdadeira, por isso que está ganhando força ano após ano. Segundo Bruno, se você tem interesse pelo tema, e começa a estudá-lo, como ele fez em 2013, será inevitável a mudança de atitude. Quando você se depara com informações referentes a exploração animal, meio ambiente e saúde, os dados são tão chocantes, que você fica se perguntando por que não conheceu o veganismo antes.

O veganismo é um caminho sem volta, o homem está descobrindo a importância de estar em contato e equilibrado com o planeta e com toda forma de vida do planeta. E as próximas gerações estão muito comprometidas com essa mudança. Por esta razão o veganismo vem crescendo, e não deve parar.

Szulczewski ainda destaca que os veganos usam menos recursos naturais e poluem muito menos o meio ambiente. Se lembrarmos que a principal causa do desmatamento da Amazônia é devida a pecuária extensiva, temos um bom motivo para aderir a causa.

É BOM PARA SAÚDE?

Para Bruno, o que menos pesou na sua decisão foi a questão da própria saúde, mas admite que o novo modo de viver lhe trouxe muitos benefícios: as suas refeições são mais leves e a diversidade de alimentos é muito maior. Ele se sente 100% disposto após as refeições. E nesses 4 anos sendo vegano, nunca precisou suplementar nada, com exceção da vitamina B12, que recentemente começou a tomar para atingir um nível mais desejável.

O QUE MAIS PREOCUPA UM VEGANO?

Para Bruno, no início, era a convivência com a família e amigos, convívio social em geral, já que restrições podem afastar as pessoas. Com o tempo, ele foi se adequando, e hoje ele tira de letra.

Família Szulczewski em uma de suas refeições.

QUAL O GRANDE DESAFIO DE UM VEGANO?

Na opinião de Bruno, o grande desafio é, depois de “virar a chave”, não tentar sair por aí apontando o dedo na cara dos outros. Não tentar “veganizar” o mundo inteiro a toda hora. Tudo tem o seu tempo.

Divulgue o Veganismo, mas respeite o desejo de todos. Tudo tem seu tempo.

DICAS DO BRUNO DE RESTAURANTES VEGANOS EM SÃO PAULO

Loving Hut – http://www.lovinghutsaopaulo.com.br/

Pop Vegan – http://popveganfood.com.br/

Purana – https://guia.folha.uol.com.br/restaurantes/2018/12/com-menu-vegano-purana-quer-reaproximar-boa-comida-e-saude.shtml

Vegan Burguer – http://veganburger.com.br/

SER VEGANO foi a melhor escolha que fiz na vida.

Bruno F. Szulczewski
Bruno em sua bike. “O homem está descobrindo a importância de estar em contato e equilibrado com o planeta, e com toda forma de vida do planeta.”